Descrição
Como equipar um veleiro de regata.
Começo com o que mais interessa para um velejador de regatas: dados e mais dados com precisão.
A principal diferença entre uma instalação de equipamentos B&G em um barco de cruzeiro para um de regatas está justamente no processador Hercules®que possibilita chegar a quase perfeição referente a dados de vento real e aparente, quanto ao angulo, direção e velocidade. Também a velocidade sobre a água e o rumo.
Calibrações.
O vento aparente só é calibrado quanto ao alinhamento do sensor à linha de centro do barco.
A calibragem do vento real é feita velejando em ângulos predefinidos e verificando se a leitura está correta, deduzindo ou somando a diferença mostrada. Esta diferença é causada pela interferência da vela no tope do mastro principalmente no vento em popa quando é produzido um vórtex considerável. Também a torção do mastro produz um leitura incorreta.
A calibração da velocidade do barco é feita com a milha corrida ou outra distancia conhecida. Esta maneira é a mais precisa e não importa a correnteza, desde que esteja paralela ao rumo do barco, uma vez que o processador faz as contas contando que o barco está em uma velocidade (RPM do motor constante) e navegando em linha reta.
Depois faz se a calibragem da velocidade com o barco adernado a 10º e 20º preenchendo a tabela abaixo.
A próxima é a bússola que faz uma calibragem automática, bastando navegar em circulo mantendo uma viragem de 2 a 3 graus por segundo, perfazendo um giro de 390º em aproximadamente 160 segundos.
Agora sim temos o sensores prontos para a calibragem do vento real. Isto é só em exemplo para terem uma base do que o Hercules faz. Para maiores informações, baixe o manual aqui
Ao Hecules adiciona-se mais sensores:
MOTION é um sensor de movimentos em 3D instalado de preferência ao pé do mastro e informado a altura do mastro desde a linha d’água até a veleta. Este sensor então envia dados ao H5000 que calcula qual o movimento no topo do mastro para levar em conta qual o resultado que deve suprimir do angulo e velocidade do vento aparente causado por este movimento, principalmente em dia de pouco vento e muita onda. Este também serve para calcular a deriva conforme a inclinação do barco.
Existem 4 entradas analógicas que podem ser ligadas a um medidor de pressão de estai por exemplo.
A entrada USB é para fazer update do software.
A conexão Ethernet é para conectar a um PC por onde deve se fazer toda a calibragem e editar tabelas como curva polar e tabela de target TWA e target Speed.
Para mostrar todos estes dados existem os monitores Triton2 , o menor deles que é uma tela gráfica que pode se escolher entre várias telas com dados gráfico, numéricos ou ambos.
O próximo é o Graphic display também com 5 polegadas de tela gráfica colorida.
Por ser gráfica, pode mostrar a linha de largada com várias informações essenciais e também a tela Sailsteer.
É também um meio para entrar com dados no Hercules além de configurar os monitores 20/20 30/30 e 40/40.
Estes monitores que normalmente são instalados no mastro abaixo da retranca que é a melhor posição para o timoneiro, o tático e o trimer visualizarem os dados. Estes monitores mudam automaticamente os dados conforme a situação de regata. Podem informar dados para a largada e logo após o sinal de largada os dados de angulo de vento real, target TWA e target boat speed conforme a realidade e sincronizada com a tabela de targets do rating do barco, mudando para vento em popa ou través depois da primeira boia. Tudo programado e automático.
O Nemesis 12 e 9, último lançamento da B&G para a mesma função dos 20/20, mas com tela gráfica colorida podendo ser montado na horizontal ou vertical e claro pode repetir tudo o que está disponível na rede NMEA 2000 e Ethernet.
Enfim o Plotter. Normalmente instalado no interior, o Zeus3S que além de plotador gráfico também é repetidor de dados e mais uma via para programar o Hercules. Este também tem WiFi proporcionando conexão com tablet assumindo totalmente o controle do Zeus3S tornando muito útil para o navegador e tático poder ter em mãos uma ferramenta que vai informar o momento certo do bordo ou do jibe conforme a layline e a rondada do vento e tudo isso levando em conta também a corrente e a deriva.
Peça um orçamento sem compromisso. Fazemos um projeto com imagem e planilha com os equipamentos escolhidos, acrescentadas as peças e cabos para as conexões das redes NMEA 2000, Ethernet e 12V.
Também fica fácil clicar nos equipamentos de interesse e adicionar ao carrinho. Proceda como se fosse uma compra. Não se preocupe, não é um compromisso de compra.
Para quem quer começar aos poucos, considere comprar somente o Vulcan ou Zeus, sensor de vento, sensor de velocidade e a bússola, pois estes já fornecem muita informação inclusive dos angulo de vento real, angulo de vento real da tabela, velocidade do barco sobre a água e velocidade do barco sobre a água da tabela (tabela do certificado ORC cujos dados serão inseridos no Vulcan ou Zeus). Além destes dados, também tem a função da linha de largada, distancia e rumo para as boias (WP), mostra o caminho feito na regata com o traço que muda de cor conforme a velocidade do barco ou outro dado escolhido, muito útil para rever as situações em regata.
Fico à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
Será um prazer conversar consigo.
Caso eu não possa atender ao telemóvel de imediato, retornarei a ligação assim que possível. Também poderá ser por e-mail.
Fico no aguardo.
Velejador desde 1966.
Dieter Vogeli
918 483 305
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